quinta-feira, 23 de março de 2017

HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON MARCA O DIA MUNDIAL DE COMBATE À TUBERCULOSE PROMOVENDO INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA

No dia Mundial de Combate à Tuberculose, 24 de março, o Hospital Sanatório Partenon esteve distribuindo, das 10h30 às 12h, material informativo sobre a doença em frente a instituição localizada na Avenida Bento Gonçalves,3722. No turno da tarde, serão ministradas palestras para os alunos da área da saúde no Centro Metodista IPA e na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) . Estas ações fazem parte do conjunto de atividades a serem desenvolvidas em parceria com o Programa Estadual de Controle da Tuberculose (PECT/RS) e o Comitê Estadual para o Enfrentamento da TB no Rio Grande do Sul (CEETB/RS) buscando alcançar o controle da Tuberculose no Estado.
Embora antiga, aTuberculose permanece apresentando estatísticas que merecem atenção na saúde pública. Atualmente é a doença infecciosa responsável pelo maior número de óbitos no mundo, superando as mortes causadas pelo HIV e malária Juntos.
O Rio Grande do Sul ocupa o quarto lugar quando avaliadas as taxas de incidência da doença no Brasil e a maior taxa de abandono de tratamento de todas as Unidades da federação (15.5%). As taxas de cura em casos novos estão próximas a 65%, sendo que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de, no mínimo, 85% para o controle adequado do agravo. A taxa de Coinfecção da TB-HIV no Estado é de 19,7%,a nacional é de 9,8%.
Podendo acometer qualquer indivíduo, a transmissão da TB se dá por via aérea em praticamente na totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. O tratamento que dura, no mínimo, seis meses é ambulatorial e os medicamentos são disponibilizados gratuitamente pela rede pública de saúde. O Hospital Sanatório Partenon há 56 anos atua na assistência especializada, sendo suporte e referência para os casos mais avançados da doença.






Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon