terça-feira, 1 de agosto de 2017

Hospitais apresentam em evento suas trajetórias e práticas que compõem a história da saúde pública do Rio Grande do Sul

Os hospitais estaduais, Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP), Hospital Colônia Itapuã (HCI), Hospital Sanatório Partenon (HSP) e Ambulatório de Dermatologia Sanitária (ADS) apresentarão suas práticas que se destacaram como precursoras dos serviços especializados na saúde pública do Rio Grande do Sul no 1º Encontro dos Hospitais Estaduais: Os Caminhos da Saúde Pública nas Práticas Exitosas em Saúde Mental, Hanseníase, Tuberculose, HIV/Aids e Hepatites. O evento promovido pelo Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES) acontecerá nos dias 07 e 08 de agosto, no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.
A existência destas instituições antecedeu em muito as diretrizes das políticas de saúde pública no sistema que hoje é proposto exibindo um caráter de permanente adequação. Destacam-se nas diferentes especialidades como locais de consultoria e referência para todo o Estado. Atualmente, desenvolvem ações alinhadas às políticas diretivas por meio do ensino e da pesquisa.
A abertura oficial do evento acontecerá no final da tarde de segunda, 07, às 17h15, com o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis e demais autoridades, no auditório da Amrigs seguindo com a inauguração, no salão de festas, da exposição “Caminhos da Saúde Pública no RS” contando as histórias das instituições que mantiveram suas atividades ao longo dos anos desde suas fundações: Hospital Psiquiátrico São Pedro há 133 anos, Ambulatório de Dermatologia Sanitária desde a década de 20, Hospital Colônia Itapuã com 77 anos e o Hospital Sanatório Partenon há 66 anos.
Durante o evento, os participantes poderão se inscrever numa visita monitorada: “Caminhos da Saúde Pública” que acontecerá na quarta-feira, 09, a partir das 9h quando levará os visitantes a conhecer cada uma das instituições. O tour partirá do Hospital São Pedro, passará pelo Ambulatório de Dermatologia Sanitária, seguirá até o memorial do Hospital Colônia Itapuã, voltará para o Hospital Sanatório Partenon, em Porto Alegre e finalizará no memorial do Hospital Psiquiátrico São Pedro.

Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon