quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Hospital São Pedro comemora os 100 anos do serviço de odontologia.

No dia em que se comemora o Dia Nacional de Saúde Bucal e Dia do Cirurgião Dentista, nesta quarta-feira, 25, com o descerramento de uma placa comemorativa, o Hospital Psiquiátrico São Pedro rendeu homenagens aos 100 anos do Serviço de Odontologia da instituição representado por seu coordenador, o cirurgião dentista Cesar Alexandre Guimarães Acosta que recepcionou os colegas e convidados.
O Diretor Técnico do Hospital São Pedro, o médico psiquiatra, Gilberto Brofman ressaltou a qualidade do serviço e dos profissionais do Hospital que no momento atual vislumbra o fim da fase asilar num processo contínuo de desinstitucionalização que tende a se concluir em 2018. Lança assim, um novo desafio ao Serviço de Odontologia em desenvolver o projeto de assistência que, além dos pacientes da instituição com estadias breves, transporá os muros oferecendo o serviço especializado para Regiões do Estado que enfrentam a dificuldade de oferecer um atendimento diferenciado em odontologia para pacientes que necessitam de um manejo especial. O Diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais, Luiz Carlos Pinto Sobrinho, lembrou que o papel do gestor é apoiar os projetos que visam seguir da melhor forma possível com o objetivo de qualificar o atendimento ao paciente.
Estiveram também presentes na solenidade Mirele Duarte e Eva Castilhos, representantes da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Alta Habilidade no Rio Grande do Sul –Faders; e Isabel Sassada , coordenadora do Curso de Especialização de Odontologia Para Pacientes com Necessidades Especiais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO).
Após a cerimônia a Professora Doutora em Odontologia Salete Pretto ministrou a palestra “Saúde Bucal e saúde Mental- Tendências na Prevenção e no Tratamento”. Conhecida no Hospital São Pedro como “Mãe”, título que recebeu quando atuou no Serviço de Odontologia da instituição antes de se aposentar no Estado, Salete declara: “Fui escolhida como mãe de uma paciente numa instituição Psiquiátrica. Este é o diploma do qual tenho o maior orgulho”.






Lia  Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon