segunda-feira, 19 de março de 2018

O HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON PARTICIPA E REALIZA ATIVIDADES COMEMORATIVAS AO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE

Atividades alusivas ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, comemorado em 24 de março, integram a agenda de eventos do Hospital Sanatório Partenon. No período de 19 a 23 de março, equipe de profissionais realizará atividades educativas com distribuição de folders na sala de espera do ambulatório da instituição. No dia 21, às 9 horas, uma oficina de grafitagem promoverá a apresentação de imagens no muro da área externa do Hospital. Na oportunidade, a ação será também alusiva ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial. No dia 22, às 13h30, a médica pneumologista, Carla Jarczewski, diretora do Hospital e também coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose da Secretaria Estadual da Saúde, falará sobre os dados epidemiológicos e a necessidade de ações para a eliminação da Tuberculose como problema de saúde pública até 2035, no auditório Jahyr Boeira de Almeida do Centro Administrativo do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) onde ocorrerá o lançamento da quarta edição do livro “Tuberculose na Atenção Primária em Saúde” do GHC. No dia 27, às 19h20, a médica abordará a Epidemiologia da TB no Estado e as atividades desenvolvidas para o controle da doença em evento promovido pela Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul. Finalizando as atividades comemorativas, no dia 28, a diretora do HSP, Carla, acompanhada das profissionais Daniela Wilhelm e Sabrina da Cunha Godoy apresentarão painel sobre a Tuberculose no município de Campo Bom em atividade de capacitação e sensibilização de profissionais da Atenção Primária em Saúde. 

Embora antiga, a Tuberculose permanece apresentando estatísticas que merecem atenção na saúde pública. O Rio Grande do Sul apresenta, em média, 6,5 mil casos de Tb por ano, sendo que destes, 5 mil são casos novos, ou seja, casos em que os portadores da doença nunca trataram a doença em outra ocasião. O Estado se destaca ao apresentar o maior percentual de coinfecção TB/HIV, quando comparado aos demais estados brasileiros e o maior coeficiente de mortalidade por Aids, mantendo-se no dobro da média nacional. 
Podendo acometer qualquer indivíduo, a transmissão da TB se dá por via aérea em praticamente na totalidade dos casos. A infecção ocorre a partir da inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. O tratamento que dura, no mínimo, seis meses é ambulatorial e os medicamentos são disponibilizados pela rede pública de saúde. O Hospital Sanatório Partenon há 67 anos atua na assistência especializada, sendo suporte e referência para os casos mais avançados da doença.

Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefones: (51) 3339.2111 ramal 1309 e 1319 - Celular/whatsapp (51) 984052509