A Sociedade de Apoio ao doente Mental (Sadom), que há 40 anos auxilia nas iniciativas do Hospital, administrou e financiou parte das reformas e melhorias do local.
A proposta da Oficina de Criatividade fundada em 1990, foi inspirada no trabalho desenvolvido pela psiquiatra Nise da Silveira, idealizadora do Museu de Imagens do Inconsciente do Rio de Janeiro que utiliza a expressão plástica como agente terapêutico. No Hospital São Pedro, é também um lugar de convivência e afeto que estimula a criação. Por sua atuação, a Oficina já se destacou no meio cultural com vários prêmios conquistados. Em 2017, o resultado do trabalho foi reconhecido na mais importante premiação do país voltada para ações de valorização, promoção e preservação do patrimônio cultural brasileiro, trazendo para o HPSP, o 30º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para o hospital, porém, a principal premiação é o resultado do trabalho que desenvolve com os pacientes. Muitos deles se destacaram na arte como Luiz Guides que frequentou o espaço desde sua fundação até 2010 quando veio a falecer com 88 anos, realizando várias exposições no Rio Grande do Sul e em outros estados. Antes de participar da Oficina, Guides não havia saído fora dos portões do Hospital São Pedro. Além deste artista, outros três se destacaram como colecionadores: Natália Leite, - nas artes plásticas usando o desenho, o bordado e a escultura nas suas criações-, Cenilda Ribeiro e Frontino. Dos quatro colecionadores, somente Natália está viva.
A psicóloga Bárbara Neubarth, idealizadora e coordenadora da Oficina de Criatividade do HPSP, é quem apresenta o novo espaço que se adequa ao melhor desenvolvimento de cada uma das modalidades de expressão e de linguagem favorecendo a reabilitação psicossocial. Para a coordenadora, “a Oficina de Criatividade é importante tanto na questão clínica quanto no desenvolvimento da pesquisa acadêmica e especialmente, na formação de recursos humanos para a saúde com atuação nas artes”.
O diretor técnico do HPSP, o médico psiquiatra Gilberto Brofman, salienta a importância da Oficina de criatividade pelo impacto que produz na vida dos pacientes. “A arte tem grande efeito na reabilitação dos pacientes e vale destacar que esta técnica não existe na rede.”
Lia Conceição Magalhães
Mtb 18958 - CONRERP 1627
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefones: (51) 3339.2111 ramal 1309 e 1319 - Celular/whatsapp (51) 984052509