quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Ambulatório de Dermatologia Sanitária utiliza a tecnologia em fototerapia nos tratamentos dermatológicos


O Ambulatório de Dermatologia Sanitária (ADS), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Saúde (SES), utiliza aparelhos de fototerapia como tratamento da psoríase, micose fungóide, esclerodermia, vitiligo e outras doenças dermatológicas desde de dezembro de 2018. A terapia consiste na emissão de raios ultravioletas, UVA e UVB, de forma controlada.  No ADS, as aplicações são realizadas três a quatro vezes por semana durante meses e até anos, dependendo do paciente e da patologia, esclarece o enfermeiro da instituição Rafael Henrique. Os pacientes em tratamento no Ambulatório que é Referência em Dermatologia no Estado do Rio Grande do Sul são encaminhados pela rede de atendimento do SUS e do próprio ADS.
A médica dermatologista Renata Henck explica que o uso da fototerapia pode diminuir e até substituir o uso de medicamentos biológicos de alto custo proporcionando menos riscos ao paciente.
Além do aparelho de fototerapia para o corpo é também utilizada a câmera de fototerapia específica para as mãos e pés e o Fotofinder usado no mapeamento da pele podendo aumentar em até 80 % as imagens para identificar as lesões melanocíticas, popularmente conhecidas como “pintas”. 
Os tratamentos realizados no ADS proporcionam o treinamento de profissionais Residentes da instituição e de outros centros formadores como Hospital de Clínicas, Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
A aquisição dos aparelhos foi resultado do Convênio de Gestão Compartilhada firmado em abril de 2018, entre o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da SES e do Município de Porto Alegre. Os aparelhos foram cedidos pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).





Fotos: Dennis Magalhães

Lia Conceição Magalhães
Mtb 18958 CONRERP 1627
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefones: (51) 3339.2111 ramal 1309 e 1319 - Celular/whatsapp (51) 984052509