segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Dia Mundial de Saúde Mental no Hospital Psiquiátrico São Pedro

Na segunda-feira, 10, o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental promoveu a capacitação em Saúde Mental na Infância e Adolescência para Educadores e Profissionais de Saúde fortalecendo o papel da instituição como campo de produção do conhecimento em Saúde Mental.
Na abertura oficial do evento, o coordenador da Saúde Mental do Estado, Luiz Coronel, lembrou que as pesquisas atuais mostram que 70% das crianças e adolescentes apresentam algum tipo de transtorno psíquico como consequência da negligência, abandono, abuso físico, abuso sexual e falta de amor. Realizar capacitação para educadores e profissionais de saúde centrados nessas faixas etárias é fundamental. Sem essas ações, não há política preventiva, declarou. O Rio Grande do Sul precisa de capacitações para as pessoas da linha de frente nos atendimentos de urgência e primeiros socorros em Saúde Mental, e o HPSP, instituição onde nasceu a Residência Multiprofissional em Saúde Mental do Brasil, exerce um papel importante na disseminação do conhecimento para a qualificação do atendimento.
Uso de Role-Playing Game (RPG) para a Prevenção do Uso de Drogas apresentado pela doutora em psicologia e coordenadora dos Programas de Dependência Química e Terapia Cognitiva e Comportamental do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Renata Brasil Araujo, abriu os trabalhos do dia . Os maus tratos na infância e adolescência foi o assunto abordado pela médica psiquiatra, Suzana Fortes, especialista na área da infância e adolescência, doutora em Saúde Pública. O suicídio teve as orientações de prevenção pela médica psiquiatra Roberta Grudtner, coordenadora da Residência Médica do Hospital e presidente da Associação em Defesa Mental Integral (ADESMI). A Origem da Agressão: Forma de Prevenção da Violência foi o último tema abordado pela doutora em direito de família pela Universidade de Lyon, terapeuta de família, consultora internacional da infância e adolescência e Assistente Social, Sylvia Nabinger.






























Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp. 84052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon