O vice-prefeito de Viamão, Valdir Jorge Elias Russinho, o secretário municipal da Cultura, Luciano Alves, a diretora da Escola Municipal Frei Pacífico, Eliane Borges, presentes no ato, juntamente com o diretor do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Luiz Carlos Pinto Sobrinho fizeram o desenlace da fita inaugural convidando todos os presentes a visitarem a sala que permanecerá disponível para visitação no HCI. Após, a solenidade os convidados foram recebidos em almoço no salão paroquial do Hospital. Mais de 100 pacientes dos Residenciais Terapêuticos do Hospital Psiquiátrico São Pedro se juntaram aos moradores do HCI, aos demais convidados, autoridades municipais, comunidade e servidores da instituição para festejarem ao som dos gaiteiros.
77 anos de HCI
O Leprosário Itapoã foi inaugurado oficialmente em 11 de maio de 1940 para servir de moradia para os portadores da hanseníase, quando não havia cura para a doença. Foi criado atendendo a uma reivindicação da sociedade e das medidas determinadas pela política nacional de controle da Lepra. A internação compulsória deixou de vigorar em 1962, mas somente em 1985 foi registrada a última internação no Colônia Itapuã totalizando 2.474 internações na instituição. Nos anos 70, o HCI passa a fazer assistência em saúde mental recebendo pacientes do Hospital Psiquiátrico São Pedro e mudando a nomenclatura para Hospital Colônia Itapuã. Hoje vivem no HCI, 20 pacientes ex-hansenianos e 50 pacientes psiquiátricos.
O Memorial do HCI recebe visitas de todo o Estado que visitas devem ser agendadas individualmente ou em grupo pelo e-mail hci@saude.rs.gov.br.