sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

O HOSPITAL SANATÓRIO PARTENON PROMOVE FESTA DE NATAL PARA GESTANTES INFECTADAS PELO VÍRUS HIV E CRIANÇAS QUE FAZEM O ACOMPANHAMENTO E TRATAMENTO NA INSTITUIÇÃO.

Na manhã desta quarta-feira, 20, a área externa do Hospital Sanatório Partenon, localizado na Avenida Bento Gonçalves da Capital recebeu uma decoração diferente com brinquedos infláveis, balões e muita música para animar a festa de Natal de gestantes portadoras do vírus HIV em tratamento e para crianças acompanhadas pelo Serviço de Atenção Terapêutica (SAT) da instituição.
O SAT, com um sistema ambulatorial, realiza atendimento integral em consultas multiprofissionais para gestantes que vivem com HIV referendadas pela Rede de Atenção Básica dos municípios do Rio Grande do Sul além da Capital com assistência para Região Partenon e Lomba do Pinheiro. Segundo a médica pediatra, Marlova Gomes, o SAT atende, em média, 160 crianças mensalmente, de zero até os dois anos de idade, quando recebem alta do tratamento. Destes pequenos pacientes, 120 não estão infectados, mas foram expostos ao vírus, o que demanda um acompanhamento, e outros 40 são portadoras do HIV.
Segundo o médico obstetra Fernando Rocha de Oliveira, o SAT atende em média 80 gestantes mensalmente. Com um convênio firmado entre o Sanatório Partenon e o Hospital São Lucas da PUC/RS, 90% das gestantes que são atendidas no HSL e confirmadas como portadoras do vírus, são encaminhadas para o HSP onde será desenvolvido o acompanhamento terapêutico da mãe e do bebê.



Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon
Telefones: (51) 3339.2111 ramal 1309 e 1319 - Celular/whatsapp (51) 984052509