quinta-feira, 27 de abril de 2017

Comitiva da SMARS avalia área do Hospital Colônia Itapuã para possível implantação de unidades prisionais.

Na tarde de quarta-feira, 26, a direção do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE) e a direção do Hospital Colônia Itapuã (HCI) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), receberam uma comitiva da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH) na sede do hospital para uma visita de reconhecimento do local. O diretor da Engenharia Prisional da SUSEPE, Alexandre Porciúncula Micol, relatou a necessidade de serem criadas novas unidades prisionais no Estado. Segundo o diretor, “a visita tem a finalidade avaliar uma área do Hospital Colônia Itapuã para a implantação de novas unidades prisionais e fazer estudo de viabilidade que atendam a logística necessária para sua implantação”.
O diretor adjunto do DCHE, Luiz Eurico Vallandro, apresentou o Hospital e sua trajetória na saúde pública além de mostrar a atual realidade da instituição. No que se refere a área física do local afirma que “a ideia da preservação e do aproveitamento de uma área como esta deve que ser aproveitada sem dúvida alguma”. O espaço que está sendo avaliado fica fora da área edificada da instituição, completou o diretor adjunto.
Integraram a comitiva, Jacson Luiz Bens do Departamento Administrativo do Patrimônio do Estado(SMARH), Hélio Ricardo Boening da Força Tarefa (SSP/SOP), Daniela Reveilleau Ribeiro do Departamento de Engenharia Prisional(SUSEPE), Antônio Henrique Abrahão Ribeiro diretor do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhado (SMARH).
Acompanhou também a visitação o diretor do DCHE, Luiz Carlos Pinto Sobrinho.








Dennis Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon

domingo, 23 de abril de 2017

Curso de Capacitação em Estresse Precoce

Teve início na manhã desta terça, 18, o curso de capacitação "Estresse Precoce" promovido pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Mental do Departamento de Ações (DAS) em Saúde e do Hospital Psiquiátrico São Pedro do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais (DCHE).
Para ministrar o curso foi convidado o Médico Mario Francisco Juruena, PhD em Psiquiatria, professor doutor que atua no Departamento de Neurociências e Ciências do... Comportamento e da pós graduação em Saúde Mental da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). É também Hononary Senior Lecturer no Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociências do King's College, de Londres.
No curso foram abordadas situações que podem impactar a vida de crianças e adolescentes ocasionando traumas, realizando alterações psíquicas com consequências na vida adulta. O abuso emocional, sexual e físico e a negligência emocional e física causam o estresse precoce. Quanto mais cedo a pessoa vive uma situação traumática, maior o impacto na vida adulta.
No Hospital Psiquiátrico São Pedro, referência em Saúde Mental no Estado do Rio Grande do Sul, a assistência às crianças e adolescentes ocorre no Centro Integrado de Atenção Psicossocial. O diretor Técnico do Hospital, Médico Psiquiatra Glberto Slud Brofman, explica que crianças e adolescentes são as vítimas mais sensíveis na questão do estresse precoce pois o sistema nervoso ainda está em desenvolvimento. Muitos dos que buscam o atendimento apresentam patologias decorrentes do estresse precoce. “Estamos privilegiando o atendimento e o tratamento com o intuito de sermos preventivos porque tentamos evitar que essas crianças e adolescentes se tornem adultos com doença mental crônica” afirma.
O Curso terá seu término na quarta-feira, 19, quando ainda irá abordar a organização e avaliação das políticas públicas, programas e serviços e a aplicação do protocolo e terapêutica.





Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Ações do Hospital Psiquiátrico São Pedro integram programação do Dia Mundial da Saúde.

Na manhã e tarde desta quinta-feira,6, em envento alusivo ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) desenvolveu ações que integraram a programação do evento “Todos juntos Pensando a Saúde” provido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A médica psiquiatra Roberta Grudtner, coordenadora da Residência Médica do HPSP comandou, no Centro Administrativo do Estado, um bate papo sobre Depressão, tema deste ano proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Roberta alerta: “é preciso tornar a escuta e o olhar mais sensíveis aos sinais da doença”. Segundo a médica, o diagnóstico precoce pode impedir o avanço da doença e prevenir outros problemas que ela pode acarretar como, por exemplo, o suicídio. É preciso estar atento ao comportamento das pessoas que apresentam mudanças repentinas, dificuldades de concentração, sentimento constante de desesperança, inutilidade e desamparo, falta de apetite, cansaço exagerado, baixo astral generalizado, entre outros.
Quem esteve no prédio do CAFF também pôde apreciar as obras de pintura sobre tela do Francisco Waltrich, morador de Viamão, usuário da Oficina de Criatividade do HPSP. “Quando pinto, penso só em coisas boas”, é o depoimento de Francisco sobre seus trabalhos que produz desde 2009 quando passou a frequentar a Oficina.
Na Oficina de Criatividade do HPSP são desenvolvidos trabalhos em pintura, bordado, costura e outras técnicas por pacientes moradores e usuários que fazem acompanhamento em saúde mental em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na capital ou em outros municípios da região metropolitana.






Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon

terça-feira, 4 de abril de 2017

Oficina forma infectologistas em genotipagem do virus HIV

O Hospital Sanatório Partenon do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais em conjunto com a Seção de Controle das IST/AIDS do Departamento de Ações em Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Departamento Nacional de IST/AIDS e hepatites virais, realizou, na última quinta-feira, 30 de março, em Porto Alegre, a oficina de formação de médicos infectologistas para referência em genotipagem (MRG) do vírus HIV.
A atividade e destinada à capacitação de infectologistas para a interpretação dos exames de genotipagem do vírus HIV. Através do resultado deste exame é possível conduzir melhor a escolha da terapia antirretroviral em pacientes que tiveram falha no tratamento, gestantes e crianças infectadas.
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Sanatório Partenon, Maria Leticia Ikeda “a genotipagem é uma ferramenta importante na assistência às pessoas que vivem com HIV e AIDS". Ela destaca que "a formação de novos MRGs é fundamental para dar mais agilidade aos resultados, qualificando assim a assistência a elas no Estado e em todo o país".
Participam do evento 60 médicos infectologistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Piaui, Pernambuco, Goias, Roraima.
As aulas foram ministradas pelos especialistas Estevão Portela da FIOCRUZ e Simone Tenore - Centro de Referência e Treinamento - Universidade Federal de São Paulo. A organização do evento contou com a participação da farmacêutica Jussara San Leon da Seção de DST/AIDS, dos médicos Paulo Alencastro e Maria Leticia Ikeda- MRGs do Hospital Sanatório Partenon e da professora Jussara Silveira- da Fundação Universidade de Rio Grande.
Divulgação SES/RS

Dennis Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Assessoria de Comunicação dos Hospitais reinicia a edição do Boletim Informativo dos Hospitais

Prezados colegas e servidores dos Hospitais Estaduais, a partir deste mês de abril, a ACS-Hospitais, estará editando o Boletim Informativo dos Hospitais Estaduais. Esta nova edição propõe uma distribuição impressa aos servidores. Assim, solicitamos sugestões de pauta. Nos informe sobre acontecimentos e ações importantes que mereçam ser divulgadas e conhecidas por todos.

Estaremos aguardando suas informações.

Lia Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon