Na manhã e tarde desta quinta-feira,6, em envento alusivo ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril), o Hospital Psiquiátrico São Pedro (HPSP) desenvolveu ações que integraram a programação do evento “Todos juntos Pensando a Saúde” provido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
A médica psiquiatra Roberta Grudtner, coordenadora da Residência Médica do HPSP comandou, no Centro Administrativo do Estado, um bate papo sobre Depressão, tema deste ano proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Roberta alerta: “é preciso tornar a escuta e o olhar mais sensíveis aos sinais da doença”. Segundo a médica, o diagnóstico precoce pode impedir o avanço da doença e prevenir outros problemas que ela pode acarretar como, por exemplo, o suicídio. É preciso estar atento ao comportamento das pessoas que apresentam mudanças repentinas, dificuldades de concentração, sentimento constante de desesperança, inutilidade e desamparo, falta de apetite, cansaço exagerado, baixo astral generalizado, entre outros.
Quem esteve no prédio do CAFF também pôde apreciar as obras de pintura sobre tela do Francisco Waltrich, morador de Viamão, usuário da Oficina de Criatividade do HPSP. “Quando pinto, penso só em coisas boas”, é o depoimento de Francisco sobre seus trabalhos que produz desde 2009 quando passou a frequentar a Oficina.
Na Oficina de Criatividade do HPSP são desenvolvidos trabalhos em pintura, bordado, costura e outras técnicas por pacientes moradores e usuários que fazem acompanhamento em saúde mental em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na capital ou em outros municípios da região metropolitana.