A atividade e destinada à capacitação de infectologistas para a interpretação dos exames de genotipagem do vírus HIV. Através do resultado deste exame é possível conduzir melhor a escolha da terapia antirretroviral em pacientes que tiveram falha no tratamento, gestantes e crianças infectadas.
Conforme a diretora de Ensino e Pesquisa do Hospital Sanatório Partenon, Maria Leticia Ikeda “a genotipagem é uma ferramenta importante na assistência às pessoas que vivem com HIV e AIDS". Ela destaca que "a formação de novos MRGs é fundamental para dar mais agilidade aos resultados, qualificando assim a assistência a elas no Estado e em todo o país".
Participam do evento 60 médicos infectologistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, Piaui, Pernambuco, Goias, Roraima.
As aulas foram ministradas pelos especialistas Estevão Portela da FIOCRUZ e Simone Tenore - Centro de Referência e Treinamento - Universidade Federal de São Paulo. A organização do evento contou com a participação da farmacêutica Jussara San Leon da Seção de DST/AIDS, dos médicos Paulo Alencastro e Maria Leticia Ikeda- MRGs do Hospital Sanatório Partenon e da professora Jussara Silveira- da Fundação Universidade de Rio Grande.
Divulgação SES/RS
Dennis Magalhães
Assessoria de Comunicação Social
Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais
Secretaria Estadual da Saúde
Tel. 3339.2389 ramal 1319 - Cel/whatsapp.51 984052503
Av. Bento Gonçalves, 2460 - B. Partenon